Metodologia

       Com a realização deste estudo experimental pretendeu-se avaliar os hábitos de sono dos alunos para podermos intervir de alguma forma na comunidade escolar, respondendo a uma necessidade efectiva.

        A amostra estudada foi de 70 alunos pertencentes à faixa etária dos 15 aos 18 anos do Centro de Estudos de Fátima.

        A metodologia usada consistiu na elaboração de inquéritos (anexos II e III), os quais foram distribuídos nas salas de aula. Para a recolha de dados foi utilizado um método de contagem simples e posteriormente os dados foram convertidos em percentagem. Após a análise dos resultados do primeiro inquérito, observaram-se algumas ambiguidades, pelo que decidimos aprofundar e clarificar algumas respostas elaborando segundo inquérito (anexo III) aos mesmos 70 alunos.

        Os resultados dos inquéritos foram fornecidos a um ilustre orador, que se disponibilizou amavelmente para proferir uma palestra intitulada “Dormir bem para viver melhor!” Pretendeu-se, ao disponibilizar estes dados, focar a palestra principalmente nos problemas encontrados, de modo a corrigir maus hábitos enraizados na comunidade escolar do CEF.