Introdução

       Seleccionar um tema para abordar ao longo do ano no âmbito da disciplina de Área de Projecto é uma tarefa extremamente importante. O tema escolhido irá afectar todo o trabalho do ano inteiro e, por isso, a escolha não é uma decisão a tomar de ânimo leve. No caso do nosso grupo, a escolha não foi difícil apesar do tema ter de obedecer a alguns critérios. Como todo o grupo pertence a uma turma de uma área científica, era natural que o tema a escolher fosse científico e se enquadrasse dentro das expectativas de trabalho futuro.  

       Mas só isto não bastava para o grupo se decidir. Queríamos também abordar um tema banal. Um tema banal mas que nos permitisse realizar um trabalho que não fosse banal. Chegámos então ao tema “A Importância do Sono” que, foi para nós a escolha acertada por diversos motivos. Em primeiro lugar, o sono é um tema banal; todos dormem e todos reconhecem que é indispensável dormir. Em segundo, o sono é um tema com bastantes ramificações e pode ser abordado sob várias perspectivas, o que nos fornece trabalho para o ano lectivo inteiro. É, além disso, um tema interessante, não só para alunos e professores de áreas científicas, como para toda a comunidade escolar.

       O sono é muito mais que descanso; é um mecanismo de elevada complexidade, coordenado através de actividade cerebral. É um tema pouco divulgado à população, o que explica o facto de existirem, ainda hoje, muitos mitos a ele relacionados, presentes até mesmo na comunidade escolar. É também importante o seu papel na saúde e bem estar de cada um, apesar de nem sempre a população associar problemas ao nível do sono como problemas de saúde reais.

       Assim sendo, decidiu-se dividir a parte teórica do trabalho em três grandes capítulos, cada um contendo vários subtemas. No capítulo “O Mundo do Sono” abordam-se temas mais gerais, que ajudam a compreender melhor o que é o sono e como se processa a actividade cerebral durante o sono, abordando também os sonhos, os métodos de estudo do sono e descodificando também alguns dos mitos encontrados.

       No capítulo “Perturbações Relacionadas com o Sono” abordam-se doenças e perturbações do sono que afectam a qualidade/quantidade do mesmo. São também evidenciadas as consequências da privação de sono para o organismo.

       Finalmente, no capítulo “Controlo do Sono” tenta-se abordar o sono de outra perspectiva, falando-se de métodos, naturais e artificiais, que servem para de alguma forma tentar controlar o sono. Como não podia deixar de ser referido, aborda-se também os efeitos de um descontrolo de ritmos.

        De modo a que todos os elementos estivéssem activos em qualquer parte do trabalho, decidiu-se que todos os elementos se iriam encarregar de desenvolver subtemas de cada capítulo. Isto foi também uma estratégia para promover a uniformidade e inter-ajuda do grupo relativamente aos conhecimentos que iriam ser necessários transmitir futuramente.

       Com o trabalho pretendemos explorar um pouco o estudo do sono, dar a conhecer os principais problemas implícitos ao sono e mostrar a importância de um controlo de sono; tudo isto para, num plano mais geral, mostrar a razão da importância do sono. Outros dos nossos objectivos são aconselhar as pessoas e levá-las a alterar os seus maus hábitos de sono para que, no final possamos dizer que contribuímos para que o sono seja mais valorizado.