Terror nocturno

O que é ?
    O terror nocturno é um grave distúrbio do sono, em que ocorrem ataques de terror agudo, durante a fase não-REM. Muitas das vezes o terror nocturno é comparado aos pesadelos, contudo existem grandes diferenças. Os pesadelos fazem parte da natureza humana e, quando existem na grande maioria das vezes a pessoa lembra-se que os teve. No caso do terror nocturno há uma amnésia do episódio, a pessoa acorda e apenas se lembra vagamente que teve um sonho. Outra das grandes diferenças é o comportamento que a pessoa apresenta quando tem uma ataque de terror nocturno.
    A pessoa apresenta assim, movimentos violentos, gritos, gemidos, falta de ar, suor,comportamento agressivo contra eles mesmos ou pessoas e em alguns casos a pessoa sai mesmo da cama e do quarto. Deste modo, feridas, fraturas e lesões podem ocorrer devido a este distúrbio. Estes ataques ocorrem geralmente com uma duração compreendida entre os 15 a 20 minutos.  

Quais são as causas?
    As causas do terror nocturno são ainda desconhecidas. No entanto das causas encontradas destacam-se a ansiedade extrema, o stress e os conflitos.

Tratamento
    Inicialmente deve-se tentar diminuir o stress, regular o relógio biológico, prevenindo assim, consequências da sua alteração. 
    Se o doente tiver a tomar algum tipo de droga, como medicamentos dos quais já está dependente, deve tentar reduzir a sua dose gradualmente.
    A psicoterapia a longo prazo é muitas vezes necessária, em casos graves de terror nocturno.Antidepressivos  e benzodiazepinas podem ser usados para controlar a curto prazo o problema, no entanto a probabilidade de sucesso é baixa, devendo evitar o seu consumo.

Deve-se ter em conta que durante o tratamento também se deve ter como objectivo proteger o paciente de possíveis danos contra ele e mesmo contra os outros, uma vez que durante um ataque de terror nocturno existem diversos movimentos agressivos, que podem meter o doente e as pessoas mais proximas deste, em perigo.